Linha ECO Filati

“Estima-se que em 2025 dois terços da população terão dificuldade de acesso a água potável, e em 2050 esse numero pode chegar a 75% da humanidade.”  Organização Mundial do Comercio (OMC) em seu relatório World Trade Report – Natural Resources. 

“Recursos naturais podem ter colapso em 40 anos.” Site G1

“Estamos perdendo 3 espécies por hora.” Hugh Montgomery, diretor do instituto de saúde humana e performance do University College London

” Na era do combustível fóssil, petróleo, associamos liberdade com aceleração arriscada, exagero, desperdício.” Peter Sloterdijk, filósofo alemão, estudo publicado pela Folha de São Paulo.

Nos últimos 30 anos consumimos 70% dos recursos do planeta. Não temos mais tempo a perder. A pergunta é: o que podemos fazer agora pra diminuir o impacto ambiental que estamos causando na Terra?  Nossas escolhas de consumo (o quê, como e quanto consumimos) são a chave para entrarmos em equilíbrio novamente.

Vivemos na era da sustentabilidade, palavras como customizar, reciclar, reutilizar precisam realmente fazer parte das nossas ações diárias.

As grandes redes varejistas já estão voltando sua atenção para produtos ecologicamente corretos, com metas definidas, a serem implementadas até o final de 2019, quando um percentual significativo de todos os artigos têxteis vendidos precisam ser fabricados com fios e processos ecológicos. 

Diante desse cenário em transformação, a Filati vem investindo em pesquisas e criou a linha ECO com tecnologia verde e selo de preservação do meio ambiente.

Conheça um pouco mais da linha Eco da Filati:

  • Algodão Sustentável – Certificação Internacional BCI

Better Cotton Iniciative (BCI) é uma organização internacional sem fins lucrativos que controla os padrões globais de obtenção do melhor algodão de forma sustentável, além de ter uma preocupação com o meio ambiente, também se volta para as condições de trabalho dos agricultores.

  • Fio Melange

Produto de resíduo de algodão colorido onde se consegue efeito mescla sem utilização de poliéster na composição. Os melanges tem o selo ECO, pois além de estarem no grupo do algodão sustentável, durante o processo de acabamento economizam 50% de água quando comparado com uma malha de tingimento padrão.

  • Algodão desfibrado

A partir dos resíduos das nossas malhas de algodão, a fibra  volta ao processo na fabricação de um novo fio, consequentemente uma nova malha. Produto com visual único, rústico e natural, do reprocessamento de fios coloridos das sobras das aureolas têxteis.

  • Poliéster reciclado

Nossa linha Eco também conta com malhas que em sua composição tem fios de poliéster de fibra reciclada de garrafa PET, contribuindo assim, para a preservação do meio ambiente, reduzindo a necessidade de aterros e a pressão sobre recursos virgens, o que resulta em menos poluição.

O poliéster é um fio que vem do polímero de polipropileno. Este por sua vez é derivado do petróleo. Não é necessário extrair petróleo da natureza pra fazer o polímero de polipropileno e fiar o poliéster uma vez que nosso lixo, mesmo doméstico, possui uma grande quantidade de polipropileno em forma de embalagens plásticas: garrafas pet, frascos de produtos de limpeza, e higiene, etc. Basta fazer coleta seletiva, e tornar esse lixo plástico em forma de polímero novamente e ele estará pronto para ser fiado e virar fio de poliéster. E, ao invés de lixo, teríamos uma peça de vestuário sendo (re)utilizada.

30 garrafas pet produzem 1kg de Fio 100% poliéster

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *